segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Livro: Escolhas





Literatura Brasileira


Autora: Cristina Valori
Editora: Qualis
Páginas: 254
Assunto: Romance / Drama

Fabiana vive um relacionamento tranquilo, casada a onze anos, vive para o marido e seus três filhos, apaixonada por tatuagens ela decide marcar mais uma vez sua pele, dessa vez com uma frase.

Ao chegar no estúdio com seu marido e cunhados recebe a noticia que não será possível fazer todas as tatuagens no mesmo dia, então ela é encaminhada para que outro profissional realizasse o trabalho. Depois de um atraso Fabi ouve seu nome sendo chamado, e aquele momento mudaria sua vida para sempre.

"Criei coragem e me virei. E foi aí que me encontrei e me perdi.
Ele estava lá, parado na porta, tão surpreso quanto eu. O tempo passou desapercebido enquanto nos olhávamos."

Gustavo não era dotado de uma beleza estonteante, era um homem simples no modo de se vestir, traços simples, mas Fabi não conseguia parar de pensar em seus olhos, a maneira que seu nome dançava em seus lábios.

Mesmo fazendo de tudo para esquecê-lo não foi possível seguir a vida como se nada tivesse acontecido, logo passaram a se encontrar, trocas de carícias, beijos... A situação tomou proporções estrondosas, não podiam ficar longe um do outro, manter o romance escondido também não dava mais, ela precisava terminar seu casamento para viver seu grande e verdadeiro amor.

"No sonho, ele me disse algo que ainda não tinha pensado: 'você nunca vai me esquecer. Sabe como sei? Porque todas as vezes que olhar para a sua tatuagem, vai lembrar-se de mim. Eu te marquei para resto da sua vida e da minha'."

Decisão tomada, marcou dia e hora para colocar um fim em seu casamento, mas ela não esperava que na última hora seu marido teria notícias nem um pouco agradáveis, ela simplesmente não poderia escolher entre os novos fatos que foram lhe apresentado. Como ficaria seu coração?

"Destino? Pode ser. Eu acredito em destino, Tentação? Ah, claro, estamos sempre cercados pelas tentações. Escolhas? É, esse é o meu lema. 'A vida é feita de escolhas'. Mas, e se a escolha for errada? E se não? Eram tantas perguntas, tantas dúvidas."

Ao iniciar a leitura vamos conhecendo a vida de Fabiana, como se a mesma fosse uma amiga em um bate papo contando confidências. A narrativa é simples, de fácil entendimento, o que faz a leitura ser dinâmica.

O fato dos personagens terem em média trinta anos, ambos já terem formado família com filhos me fez esperar mais maturidade em suas atitudes,  veja bem, não estou julgando as  escolhas nem o fato da traição vivenciada na trama, o que me incomodou foi o fato de pessoas maduras agindo como adolescentes desenfreados. Durante a leitura a personagem chega a falar que se sente como uma adolescente apaixonada, mas não justifica alguns comportamentos.

Outro contratempo que encontrei durante a leitura foi o excesso de drama, quando você pensa "agora vai" acontece uma reviravolta, ai quando tudo engrena outra reviravolta, isso deixou um pouco cansativo. Sem contar a aceitação de todos perante os erros dos personagens, fiquei com a impressão que Fabiana errava e todos apoiavam suas decisões, ao mesmo tempo que quando Gustavo tomou uma decisão altruísta ela foi a primeira a julgá-lo.

Infelizmente a leitura não funcionou para mim, ao término a protagonista diz:

"... talvez você fosse sentir raiva, desprezo, pena ou que fosse se identificar com a minha luta, e espero que tenha me entendido, que eu tenha tocado seu coração. Mas, se não aconteceu, tudo bem, eu entendo. As vezes, precisamos 'viver' ou como dizem, 'sentir na própria pele', para entendermos."

Posso afirmar que entendi o ponto, mas talvez minha realidade seja muito distinta da descrita no livro, esperava mais maturidade, atitude, determinação dos personagens.

Em relação a diagramação, o livro possui letras grandes o que facilita a leitura, tanto a capa como no miolo temos arabescos e florais que trazem todo romantismo vivenciados pelos protagonistas. Sempre ao concluir um capítulo podemos conferir a letra com tradução das músicas que embalam as cenas descritas.

"Sabia que seria difícil, mas não imaginava o quanto, e percebi que estava totalmente despreparada para aquela realidade."


- Livro obtido em parceria com a Qualis Editora

- Para saber mais deste e de outros lançamentos visite o site, onde você também poderá adquirir seu exemplar.

Agradeço à Editora Qualis pela cortesia e confiança.

0 comentários:

Postar um comentário

IMPORTANTE

- Não utilize esse espaço para divulgar resenhas e promoções (existe outras maneiras de divulgar seu trabalho), comente e deixe o link do seu blog que irei visitar;

- Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo;

- Se você quer receber a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".


Legenda alternativa