segunda-feira, 10 de junho de 2013

Livro: As vantagens de ser invisível




Título original: The perks of being a                                        wallflower
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Páginas: 224
Assunto: Drama / Sick-lit


Assim como alguns adolescentes, Charlie leva uma vida solitária,  por não possuir amigos passa a maior parte do tempo observando o comportamento das pessoas ao seu redor.

Ele não é compreendido pelos pais, sua irmã possui os próprios problemas para resolver, sua tia preferida morreu e seu melhor amigo cometeu suicídio. Todos os acontecimentos influenciaram negativamente seu comportamento, fazendo Charlie se anular, tornando-o invisível.

Sua vida toma outro rumo quando um professor começa passar livros extra classe, mostrando interesse nas observações feitas pela percepção que  o garoto tem.

"Terminei de ler O sol nasce para todos. Agora é meu livro favorito, mas sempre acho que um livro é meu favorito até eu ler outro."

Ao conhecer Patrick e a Sam, Charlie empolgado com a alegria e alto-astral dos novos amigos, passa de espectador para atuante em sua própria vida, as novas experiências faz ele se sentir infinito.

Escrito em forma de cartas, nós leitores nos tornamos o amigo com quem Charlie se corresponde, ficando na companhia dele por um ano.

Apesar de muito observador e inteligente, Charlie mostra-se muitas vezes infantil. Como as poucas informações passadas por ele, nos aproximamos de seus sentimentos mas sinto que não o conhecemos realmente.

Somando uma narrativa descomplicada mais drama excessivo o livro aborda temas como: amor, sexo, drogas, aborto e homossexualidade.

Apesar de temas atemporal realmente não entendo o alvoroço, não que seja ruim, mas fica longe de ser o melhor livro já escrito. Ao terminar a leitura fiquei me perguntando se realmente não gostei ou simplesmente fiz a leitura em um momento errado da minha vida!


“Então, eu acho que somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas.”



Não deixe de comentar...

12 comentários:

  1. Nossa Aline nossa opinião é extremamente parecida :), eu também não entendi o porque de todo o alvoroço ao redor desse livro eu tirei a conclusão de que eu não gostei do livro, está realmente bem longe de ser o melhor livro da face da terra como muitos dizem, beijão !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel, pode ser que lemos o livro em um momento errado, mas tem grande chance do livro realmente não ter nos tocado!
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Oi Aline!
    Já li opiniões parecidas com a sua. Eu já assisti o filme e adorei. Antes mesmo de ver o filme, já tinha uma enorme vontade de ler o livro. Parece ser incrível.
    Entendi sua opinião e gostei de saber também. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro, eu ainda não assisti ao filme.
      Depois que ler quero saber sua opinião sobre o livro.
      Abraço!

      Excluir
  3. Foi o melhor livro que li em 2012, e falo isso enchendo a boca.
    Gosto demais de livros como esse, e sempre são os meus prediletos.
    Sua resenha ficou bem legal!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, é incrível como um livro pode afetar de maneiras diferentes, o que pode ser maravilhoso para uma pessoa pode não ter o mesmo significado para outra...
      Beijos!

      Excluir
  4. Eu não aguentei de curiosidade e acabei vendo o filme antes, mas fique super curiosa para ler o livro, tanto pela temática quanto pelas diversas resenhas positivas e negativas que tenho lido sobre ele, gosto desses livros que causam 'debates'.

    Beijos
    letrasecupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, é sempre bom ler para tirar as próprias conclusões, depois quero saber o que achou da leitura.
      beijos!

      Excluir
  5. Nunca li esse livro... Mas sempre tive vontade rsrs'
    Talvez algum dia eu compre e venha aqui dizer o que achei...
    Beijos, Jullie
    http://entreosvagalumes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Estou querendo muito assistir o filme e ler o livro... Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara, ainda não assisti o filme, se você tiver oportunidade de ler vale a pena para tirar suas próprias conclusões.
      Beijos

      Excluir

IMPORTANTE

- Não utilize esse espaço para divulgar resenhas e promoções (existe outras maneiras de divulgar seu trabalho), comente e deixe o link do seu blog que irei visitar;

- Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo;

- Se você quer receber a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".


Legenda alternativa