segunda-feira, 11 de julho de 2016

Livro: Azeitona





Literatura Brasileira

Autor: Bruno Miranda
Editora: Planeta
Páginas: 352
Assunto: Young Adults (Chick lit)



Ian, 16 anos, perdeu os pais ainda muito pequeno, foi criado por Isis, sua irmã. Ela abdicou de sua adolescência, fez o melhor para educá-lo. Depois de protelar sua vida, agora finalmente vai se formar, tem um namorado que ama, está grávida de seu primeiro filho, tudo correndo tranquilamente.

Ao acompanhar sua irmã em uma consulta de pré-natal, Ian recebe uma proposta irresistível, participar de um Reality Show sobre gravidez na adolescência, o cachê é suficiente para ajudar a irmã, não que ela esteja necessitada, mas retribuir tudo que ela fez seria maravilhoso.

É bem simples: arrumar uma parceira, participar da gravação do programa, enganar toda população sobre uma falsa gravidez, receber a grana e ser feliz para sempre... O que poderia dar errado? 

"_Você sabe quantos episódios eu já assisti de Grey's Anatomy?
_Eu também entendo bastante de medicina, inclusive fiz uma faculdade disso..."

A vida de Emília não está como ela planejava, as discussões com a mãe são rotineiras, ela não consegue pensar em outra solução a não ser sair de casa. 

Seus problemas podem chegar ao fim, Ian um garoto de sua classe aparece com uma proposta lucrativa, seria ela capaz de fingir uma gravidez em um Reality Show?

"Eles eram apenas parceiros no crime. E era isso que importava para ele."

O livro de estreia do autor possui acontecimentos divertidos, a forma como os capítulos foram divididos em poucas páginas também colabora para uma litura rápida.

O fato do narrador ser onisciente nos traz uma visão ampla da trama, tornando óbvio o desenrolar da mesma. Por outro lado as cenas descritas detalhadamente e com uma visão cômica, característica do gênero, não deixa a história ficar cansativa.

Os conflitos familiares e de relacionamentos descritos foram bem diversificados, mostrando a importância da comunicação e da importância de respeitar o próximo.
  
Tudo caminhava para um desfecho memorável, porém os últimos capítulos ficaram corridos, como se o final precisasse se dar em determinada página e tudo acelerou para que isso ocorresse. 

Depois que tudo que escrevi você deve estar se perguntando: Por que Azeitona? a resposta é simples, basta correr ler o livro para descobrir.
"Se nem a morte põe fim a tudo o que você deixa na terra, por que a esperança não pode se manter intensa como a certeza de que, a cada três segundos, vamos respirar novamente?"

6 comentários:

  1. Oi. Já li muitos comentários positivos sobre o livro e tenho muita votande de ler.
    Sua resenha foi bem verdadeira quanto ao final e gostei disso, parabéns.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Flávia, o livro é muito bom, só o final que ficou corrido como falei na resenha, se tiver a oportunidade de ler depois venha me contar o que achou!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi!
    Eu li esse livro recentemente e gostei muito! É um livro de estreia e contém alguns deslizes mínimos, mas o Bruno mandou muito bem! O tipo de humor presente em seus vídeos e a forma como ele tratou tudo foi bem bacana. Sobre o final, eu também senti que ele deu uma corrida, mas não me atrapalhou!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor, realmente o humor dor videos do Bruno estão embutidos na narrativa do livro, o final corrido não chegou a me atrapalhar, mas achei que ele poderia ter feito melhor
      Abraço!

      Excluir
  3. Ooi, Aline! Que resenha maravilhosa ^-^ Eu já tinha lido uma antes e sabia mais ou menos sobre o livro. Com esse título, eu não esperava esse enredo, sério! hahaha Mas, é interessante se surpreender.
    Quem sabe eu possa ler um dia?
    Beeijos e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruhh, muito obrigada amiga.
      Você deveria ler para depois me contar sua experiencia, eu recomendo!
      Beijos e mais uma vez obrigada!

      Excluir

IMPORTANTE

- Não utilize esse espaço para divulgar resenhas e promoções (existe outras maneiras de divulgar seu trabalho), comente e deixe o link do seu blog que irei visitar;

- Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo;

- Se você quer receber a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".


Legenda alternativa