segunda-feira, 25 de julho de 2016

Livro: Um mais um




Título original: One plus one
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 350
Assunto: Romance




Jess Thomas conheceu Marty na adolescência, ao descobrir que estava grávida decidiu abandonar a escola. Eles formavam uma família feliz com o nascimento de Tanzie e a vinda de Nicky, filho de Marty de outro relacionamento e Normam um enorme cão.

Após oito anos de relacionamento, cansado dos tropeços da vida, Marty decide passar um tempo na casa de sua mãe para colocar as ideias no lugar, o problema que esse tempo se arrastou, a dois anos Jess precisa se desdobrar para manter as contas pagas.

Faxineira pelas manhãs e garçonete durante a noite, ela mal consegue pagar as contas e alimentar a filha, o enteado e o grande cão da família. Nicky, um adolescente apático, Tanzie um gênio da matemática, ambos sofrendo pelo distanciamento do pai.

"Ainda que um filho leve pedradas do mundo inteiro, se ele tiver o apoio da mãe, ficará bem. Lá no fundo, saberá que é amado. Que merece ser amado."

Quando sua filha ganha uma bolsa de estudo em uma renomada escola particular Jess sabe que precisa fazer tudo para pagar a porcentagem que a bolsa não cobre, sua filha merece. Pedir ajuda para Marty não é uma boa opção, com sua atual depressão ele não ganha nem para o próprio sustento.

A única saída é a garota passar na Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia, o valor do prêmio seria o bastante. Mas como atravessar o país sem dinheiro, com um carro velho e sem a menor noção de como conduzi-lo?

"Venho martelando na cabeça das crianças por todos esses anos que, se nos preocuparmos com os outros e fizermos o que é certo, tudo ficará bem. Não roubar. Não mentir. Fazer o que é certo. De alguma maneira, o universo vai nos ajudar. Bem, tudo isso é mentira, não é? Ninguém mais pensa assim."

Sr. Nicholls, empresário, bem sucedido. Depois de compartilhar informações sigilosas sobre as ações de sua empresa com uma namorada, se encontra a beira do abismo, ele precisa se afastar de tudo e de todos.

Porém ele não esperava dar carona para sua faxineira, uma mulher louca com uma garotinha nerd, um adolescente gótico e um cachorro fedorento. E lá estavam eles, compartilhando um espaço mínimo, atravessando o país rumo a Escócia. 

A viagem que duraria apenas um dia, tornam-se três. Cinco pessoas (sim Norman é uma pessoa, na verdade deveria contar como duas) dentro de um Audi andando a 60 km por hora. Uma aventura que mudará a vida de todos envolvidos.

"As escolhas que você fizer agora vão determinar o resto da sua vida."

Narrado em terceira pessoa, o livro sempre nos informa ao iniciar um capítulo qual personagem será o foco da narrativa. Os personagens com suas peculiaridades fazem a trama ganhar um novo sabor, são personalidades tão diferentes dentro de um espaço tão pequeno que nos garante momentos hilários.

O mundo do Sr. Nicholls vira de cabeça para baixo, todo seu autocontrole escorre pelo ralo, um homem extremamente organizado que é obrigado a admitir que a loucura do mundo de Jess Thomas lhe faz bem.

A trama consegue mesclar drama e humor, não de maneira forçada, é natural, o leitor consegue pegar as dores dos personagens, porque é descrito de forma real.

O que falar de Jess? Uma mulher atrapalhada, mas determinada, seu coração é do tamanho do mundo, ela nos ensina que família não precisa ser perfeita, que o amor, a união pode fazer os obstáculos serem reduzidos, que toda história tem dois lados. 

O livro me ganhou tanto pela narrativa quanto pelos personagens. Mais uma vez a autora me conquistou. Super recomendo a leitura!

3 comentários:

  1. Adoro os livros da Jojo e sempre admirei a escrita dela, realmente esse livro é ótimo e uma ótima indicação também. Beijos!
    docenerds.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, realmente a autora da um show, até o momento todos os livros dela que eu li foram ótimos!
      Beijos!

      Excluir
  2. Dos livros da Jojo só li Como eu era antes de você e comecei A garota que você deixou para trás, que abandonei em menos de 100 páginas. Porém, acredito que este livro irá me ganhar pelo enredo, gostei desde que lançou, mas ainda não tive oportunidade de ler. Adorei a resenha. O livro já está no meu leitor digital aguardando a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir

IMPORTANTE

- Não utilize esse espaço para divulgar resenhas e promoções (existe outras maneiras de divulgar seu trabalho), comente e deixe o link do seu blog que irei visitar;

- Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo;

- Se você quer receber a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".


Legenda alternativa