segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Livro: Alice no país do amor






Literatura Brasileira

Autora: Lucilla Guedes
Editora: Chiado 
Páginas: 228
Assunto: Romance


Alice quando pequena via muitas brigas entre seus pais, sem entender o motivo das desavenças ela encontrou um esconderijo, ficar embaixo da cama de seu vizinho Max parecia ser o local mais seguro do mundo.

Esse refúgio fez com que a garota sentisse segura, o adolescente sempre a acolheu com sorvetes, fazendo toda sua angustia evaporar como mágica. Max por sua vez seguiu sua vida longe dos olhinhos apaixonados da criança.

"A vida é risível: um rascunho nunca passado a limpo, um ensaio que nunca se transforma em noite de estreia."

Ao entrar para faculdade de direito, se depara com um professor que jamais imaginou reencontrar, lá estava Max, porém ele não a reconheceu. Com vergonha de assumir seu passado de tristezas ela continuou com seu amor Platônico, todavia algo estava diferente, cada dia ele se mostrava mais interessado nela.

Entre uma saída para um café ou um jantar, a jovem estava certa que aquela amizade se transformaria em algo mais. Todos seus sonhos se desmoronaram quando sua melhor amiga entrou em cena.

Alice, Helen e Alan são amigos desde sempre, era de se esperar que compartilhassem todos os segredos, menos seu sentimento por Max. Esconder esse amor foi o mesmo que atirá-lo nos braços de sua amiga.

Helen sempre foi a mais bonita, mais descolada, mais desejada, Alan sempre foi o paziguador, o consolador e Alice... Bom ela sempre se conformou com o que tinha. Como ela sobreviveria vendo seu sonhos desmoronar?

"Felicidade: um bicho que nos injeta seu doce veneno de tempos em tempos e voa, jurando voltar, deixando na boca um gostinho de "quero mais". Surge de onde menos se espera, quando menos se espera."


Escrito em primeira pessoa com uma narrativa simples o livro possui todos os capítulos pelo ponto de vista da protagonista, isso dificulta saber a veracidade dos fatos, pois não sabemos o que os outros personagens estão pensando e sentindo em relação aos acontecimentos. 

Alice é uma mulher que aos trintas anos age com muita imaturidade, sua personalidade poderia ter sido trabalhada melhor, com atitudes mais adultas.

Helen por outro lado parece ser uma pessoa mimada, mas não sabemos se suas atitudes são pensadas antecipadamente ou são mascaradas pelos olhos magoados de sua amiga.

Analisando, temos durante a trama algumas atitudes, de todos os personagens, bem imaturas, e isso fez a leitura não fluir como deveria.


CUIDADO SPOILER
(Se ainda não fez a leitura aconselho que passe direto para o final da resenha)


Fiquei a todo momento me colocando no lugar de Helen, que mesmo parecendo não ser uma amiga simpática, teve seu noivo se envolvendo com sua melhor amiga.

Alan ama Alice durante toda a vida, nunca se declara e do nada passa a chamá-la de amor, deixando forçado o relacionamento dos dois.

Como assim os quatro saem para um programa em grupo e só a Helen não sabe que seu noivo já foi pra cama com sua melhor amiga, e tudo bem, normal, não vamos contar para a coitada esse detalhe insignificante.


FIM DO SPOILER

Acredito que me colocar no lugar de outros personagens me fez não aproveitar totalmente a trama. Queria que o "Dar a vota por cima" tivesse tomado outros rumos, que a protagonista tivesse se descoberto mulher, parado de se sentir inferior ou menos bonita.

Em contrapartida a história faz grandes referências como: "Mary Poppins", "Alice no país das Maravilhas", "Sex and City" entre outros filmes. A playlist também é encantadora, onde vamos de Backstreet Boys à Frank Sinatra. E vamos combinar, poder ler um livro e ouvir as músicas ao mesmo tempo que os personagens fazem tudo ganhar mais vida.




- Livro obtido em parceria com a Chiado Editora.

- Para saber mais deste e de outros lançamentos visite a página da Editora no Facebook

Agradeço à Editora pela cortesia e confiança.

0 comentários:

Postar um comentário

IMPORTANTE

- Não utilize esse espaço para divulgar resenhas e promoções (existe outras maneiras de divulgar seu trabalho), comente e deixe o link do seu blog que irei visitar;

- Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo;

- Se você quer receber a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".


Legenda alternativa