quarta-feira, 27 de abril de 2016

Não gosto de ler!...


Quem nunca ouviu essa frase que atire a primeira pedra!

Muitas pessoas acreditam que o habito de ler deve ser adquirido na infância, "um adulto que não gosta de ler jamais gostará".

Realmente já ouvi tanta coisa, desde a reclamação básica da falta de ilustração em livros até a curriqueira "pra que ler se tem o filme?".




Como uma pessoa pode saber se gosta ou não de ler se não tem ao menos um livro em casa? 

Muitos pais gastam fortunas com jogos eletrônicos e reclamam que os filhos não tem habito de leitura. Mas a realidade é uma só, é mais fácil gastar trezentos reais em um game e 'desligar' a criança para o mundo (e não perturbar pelo menos até fechar o jogo) do que gastar vinte reais com um livro.

Quando criança eu lia muito gibi da Turma da Mônica, mas confesso que em minha casa comprar livros era considerado jogar dinheiro fora triste realidade.



E sim, foi uma amiga que me incentivou a ler - Obrigada Jenifer! Se você não tivesse pegado na biblioteca da escola o livro e colocado nas minhas mãos, hoje o Relíquias não estaria aqui. - e comecei por nada mais nada menos que "Harry Potter e a pedra filosofal".

Claro que antes disso eu fui obrigada a ler os livros para trabalhos de escola, o que não ajudou em nada, pois fiz trabalhos sobre o "Diário de Biloca" que amei, porém tive que ler também "O ciclo da soja" que foi uma experiência tão traumática que apaguei do meu cérebro qualquer informação sobre o mesmo.




Você entende onde está o problema? Como alguém vai gostar de ler se não encontrou o gênero preferido? Como incentivar a  leitura em crianças forcando-as a ler "Os ciclos das sojas" da vida?

Eu não acredito que exista pessoas que não gostam de ler, elas simplesmente não encontraram o livro/gênero que lhe agradam. Existem tantos livros e tantos autores cada um com uma oportunidade, com mundos novos para serem descobertos.

Então não me venha com desculpas esfarrapadas, arrisque-se. Procure algo que lhe interessa, não importa qual seja sua escolha de livro, mas tenha uma!

P.S. Se você leu "O ciclo da soja" e gostou, não me julgue.

Livros citados:

- Turma da Mônica - Mauricio de Sousa


Diário de BilocaEdson Gabriel Garcia

- O ciclo da sojaFernando Vaz

4 comentários:

  1. Adorei o post! Fui incentivada a ler desde pequena, então isso nunca foi um problema para mim. Leio gêneros variados, mas percebo que algumas pessoas não se interessam pela leitura justamente por não buscarem mais sobre o que elas gostam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje sou mãe, minha filha sempre tem livros em mãos, queria ter crescido com essa influência... Realmente as pessoas não se interessam em buscar conteúdo e quando pedem sugestões nunca seguem. Mas não custa continuar tentando =)

      Blog Relíquias

      Excluir
  2. Gente, que texto mais incrível! Eu tenho um artigo que recebi de minha professora de Língua Portuguesa e trata justamente sobre esse assunto, especificando o povo brasileiro e o "povo brasileiro não gosta de ler?". Muito interessante! Depois te digo direitinho de quem é ;)
    Eu também acredito que a leitura sempre fluirá se você encontrar um gênero que te agrade e também, que a escrita usada pelo autor desperte a sua curiosidade, levando a pessoa até as últimas páginas. Confesso que se você me der um livro de terror, provavelmente não irei gostar tanto quanto ler um livro de gênero sci-fi ou mesmo um romance (sem mimimi). Encontrei-me na leitura desde muito nova, porque minha mãe comprava aquelas diversas historinhas sobre princesas e outras, então a leitura sempre esteve presente na minha família, porém, me infiltrei mais quando conheci a biblioteca da escola em que estudei no sétimo ano <3 apesar de ter lido um livro traumático (O Morro dos Ventos Uivantes, não suporte a leitura :c), eu não desisti de procurar outros e me animar.
    Parabéns pelo post, se me permitir, posso compartilhar na minha página e perfil do facebook?
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ruhh pelo carinho... Com toda certeza, precisamos saber escolher o que vamos ler, se não nos agrada o livro e/ou gênero fica complicado finalizar a leitura... Ai que tudo sua mãe comprar livros desde cedo pra vocês, já sou fã dela =)
      Também li o Morro dos ventos Uivantes e juro q não sei porque todo mundo ama, é tenso demais
      Pode compartilhar sim minha flor
      Beijos

      Excluir

IMPORTANTE

- Não utilize esse espaço para divulgar resenhas e promoções (existe outras maneiras de divulgar seu trabalho), comente e deixe o link do seu blog que irei visitar;

- Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo;

- Se você quer receber a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".


Legenda alternativa