quinta-feira, 14 de março de 2024

Livro: Uma família feliz


Título original: Uma família feliz
Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das letras
Páginas: 352
Assunto: Thriller psicológico

Eva e Vicente são a típica família de propaganda de margarina, vivem em um condomínio de classe média-alta na Barra da Tijuca com tudo a 15 minutos de distância.  

Mãe das lindas gêmeas Sara e Ângela, Eva divide seu tempo em cuidar da rotina familiar e a arte reborn. Vicente trabalha em um renomado escritório de advogados e está prestes a se tornar sócio do mesmo.

A vida perfeita começa a desmoronar quando o casal descobre que Eva carrega em seu ventre uma nova vida, e a chegada desse bebê muda completamente a rotina e a vida dessa família.
"É cruel que uma coisa dessas aconteça de verdade. Mais cruel ainda que aconteça comigo."
Narrado pelo ponto de vista de Eva a leitura foi rápida. O livro me ganhou no primeiro capítulo e foi me perdendo a cada ponta solta deixada para trás.

O Raphael Montes sempre me encanta com sua escrita. Mas a protagonista me pareceu rasa, com umas questões que aos meus olhos eram problemas psiquiátricos, mas que não foram exploradas como merecia. O livro não aprofundou no que era bom para ser debatido e o final, apesar do Plot Twist, não me convenceu.

Não tem um prólogo e nem um epílogo, ousado, mas não me convenceu. Achei as resoluções sem veracidade e me dói o coração falar que achei o livro preguiçoso. 
"Por um instante, me sinto apenas um invólucro, uma embalagem de papelão levando um carro em miniatura muito valioso."
A forma que a gestação é apresentada no livro é um ponto importante para debate em toda roda de conversa, a maternidade não são flores, não é um lindo morango. E durante a leitura podemos acompanhar como estar gerando um filho nem sempre é um momento de esplendor para a mulher, não é um momento fácil e se você não se sente preparada para passar por isso está tudo bem. Vamos falar mais sobre isso no nosso cotidiano por favor.
"Alguém tem que trabalhar de verdade enquanto você brinca de bonecas."
Quando faltava apenas 1 capitulo para o fim (fim esse que já é o começo do livro) eu vi que não seria possível aceitar tantos acontecimentos sem resposta e impossíveis de acontecer.

Terminei a leitura com o sentimento que meu livro veio faltando páginas, muitas perguntas sem respostas e uma vontade enorme de sentar com o Raphael para entender o que ele estava pretendendo com isso. Porque não sei se ele foi genial e eu não entendi a mensagem. 

Com toda certeza não esperava me decepcionar tanto, pois o autor está no meu top 3 autores nacionais favoritos.

"Sei lá... Às vezes sinto que estou desaparecendo."
______________________

Alerta de Spoilers


Se você já fez a leitura e quer entender melhor os motivos da minha resenha, deixarei aqui alguns questionamentos que me assombraram por horas depois que terminei a leitura.

1. O que eram os apagões da Eva? Se iniciou antes da gravidez, qual a relevância na trama?

2. Quem era a mulher que parecia a Alice que estava seguindo a Eva? 

3. Como uma criança de 10 anos joga um bebê no chão, da sua própria altura, com força suficiente para quebrar perna e braço e ainda ter uma ferida com um sangramento intenso como descrito?

4. Como um homem após ver na sala suas filhas dançando vai para o quarto se masturbar (independente do conteúdo que estava vendo na internet) pode ser normal?

5. A gêmea do mal bateu em si para se fazer de coitada ou a Sara acabou machucando a irmã ao tentar se defender?

6. Ângela matou a própria mãe?

7. Por que não terminou com o bilhete da Eva explicando tudo para o Vicente?

8. Ninguém verificava os remédios da Sara? Como não notar que estava mais leve do que deveria?

9. Por que Lucas chorava tanto quando estava com a mãe? Por que nenhum vizinho reclamou?

10. Por que o reborn do Bernardo, que ganhou o nome de Bruno, estava na trama mesmo?

11. A vizinha ter um amante casado e nos levar a pensar que era o Vicente era só uma distração?

Fim do Spoilers

______________________

Esperei tanto por esse livro, minhas expectativas estavam tão altas, após me acostumar a dar 5 estrelas e favoritar as obras do autor finalizo essa resenha com o coração triste.

No dia 04 de Abril (meu aniversário) chega aos cinemas o filme baseado no livro com a direção de José Eduardo Belmonte, e no elenco principal Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini. Espero que encontre algumas das respostas que procuro na adaptação.

                                                                                                  

0 comentários:

Postar um comentário

IMPORTANTE

- Não utilize esse espaço para divulgar resenhas e promoções (existe outras maneiras de divulgar seu trabalho), comente e deixe o link do seu blog que irei visitar;

- Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo;

- Se você quer receber a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".


Legenda alternativa