quarta-feira, 25 de junho de 2014

Um amor para recordar... Jamie morreu ou não?


Você que ainda não leu o livro "Um amor para recordar" aconselho parar a leitura por aqui, este post contém spoilers do livro e do filme (esse acredito já ter sido assistido pela grande maioria).

Você pode conferir a resenha do livro clicando aqui, e futuramente conferir as linhas abaixo.

O Filme "Um amor para recordar", baseado no romance homônimo escrito pelo autor Nicholas Sparks, ganhou sua versão para as telonas em 2002, trazendo Mandy Moore como Jamie Sullivan e Shane West como Landon Carter.

Ao termino do filme fica muito claro a triste morte de Jamie onde seu pai justifica à Landon que ele foi o grande milagre que ela tanto desejava ver acontecer.

"Jamie e eu tivemos um verão perfeito juntos, mais cheio de amor do que a vida de muitas pessoas. Então ela partiu, com sua fé inabalável."
(Frase do filme)

Mas para quem leu o livro se deparou com um final em aberto, deixando alguns leitores incertos sobre o desfecho do romance.

Ao narrar o passado o protagonista oscila, ora dando entender que ainda continua com a aliança no dedo mesmo depois do ocorrido, onde imaginamos a possível morte de Jamie, ora falando que teria casado com ela independente do que viesse acontecer no futuro, colocando uma pitada de esperança na recuperação dela.

Para confundir ainda mais nós leitores, temos duas frases referente ao milagre ocorrido na história. Primeiro Ladon diz:

"Só um milagre poderia salvá-la."
(Frase do livro)

Para em seguida completar nossa confusão mental ao terminar o livro com essa frase:

"Agora eu acredito, apesar de tudo, que milagres podem acontecer."
(Frase do livro)

Quando Nicholas Sparks escreveu "Um amor para recordar" ele usou como inspiração sua irmã que estava passando dias difíceis devido a um câncer. Ao chegar as ultimas linhas do romance ele se viu em um grande dilema, pois precisava dar um final satisfatório porém ele não conseguia dar adeus a personagem pois sua irmã estava viva lutando contra a doença.

"Eu quis que os leitores terminasse com a esperança de que a Jamie sobreviveu. Quanto ao fato se a Jamie realmente viveu ou não, é ambíguo e propositalmente feito para sê-lo. Se você quis que a Jamie sobrevivesse, ela sobreviveu. Se você sabia que a Jamie ia morrer, ela morreu. Quanto a mim (e a minha palavra não é a final – eu escrevo os personagens, mas os leitores os conhecem tão bem quanto eu) eu imagino que houve uma boa chance que a Jamie tenha sobrevivido. Ou pelo menos, assim espero."
- Nicholas Sparks

Ao perguntarem o que a frase do livro significava, ele também deu sua resposta: (Agora eu acredito, apesar de tudo, que milagres podem acontecer.)

"Ou o milagre significa que a Jamie sobreviveu (se esse foi o final que você imaginou), ou que Landon havia experimentado o milagre do primeiro amor e que este amor o redimiu (se você imaginou que a Jamie morreu)."



Você pode conferir essa resposta do autor e entender melhor sobre o livro no site oficial clicando aqui. Lembrando que está tudo em inglês.


Qual final faz mais sentido para você? Jamie morreu ou não? Comente...

Beijinhos

0 comentários:

Postar um comentário

IMPORTANTE

- Não utilize esse espaço para divulgar resenhas e promoções (existe outras maneiras de divulgar seu trabalho), comente e deixe o link do seu blog que irei visitar;

- Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo;

- Se você quer receber a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".


Legenda alternativa