segunda-feira, 6 de abril de 2015

Livro: O oceano no fim do caminho




Título original: The ocean at the end of the lane
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Páginas: 208
Assunto: Fantasia



Por volta dos quarenta anos, estar novamente em sua cidade natal não estava sendo uma situação agradável, provavelmente o fato de estar ali para um funeral também não ajudava melhorar em nada seu atual estado de espírito.

Dirigindo a esmo, passando por onde um dia fora a casa que chamou de lar, pode notar que não somente ele havia mudado, tudo ao redor estava diferente, nada trazia à tona as memórias há muito esquecidas.

Ao chegar ao fim da estrada lá estava a fazenda Hempstock, ao entrar ele se encontra com uma das três mulheres da família, as lembranças vão gradativamente voltando, as respostas que ele busca está no lago que fica atrás da casa... ou seria um oceano?

"As memórias de infância às vezes são encobertas e obscurecidas pelo que vem depois, como brinquedos antigos esquecidos no fundo do armário abarrotado de um adulto, mas nunca se perdem por completo."

Quando sua família passou por dificuldades financeiras, alugar um dos quartos da grande casa pareceu ser uma solução fácil e imediata. Tudo parecia tranquilo, até a chegada do Minerador de Opala, um sujeito cheio de estranhezas que nunca deixava de pagar suas dividas.

Em uma funambulesca manhã sua vida toma novos rumos, uma morte da inicio a acontecimentos misteriosos, é quando ele conhece as três mulheres da família Hempstock. Lettie, sua mãe e avó.

"Adultos seguem caminhos. Crianças exploram. Os adultos ficam satisfeitos por seguir o mesmo trajeto, centenas de vezes, ou milhares; talvez nunca lhes ocorra pisar fora desses caminhos, rastejar por baixo dos rododendros, encontrar os vãos entre as cercas."

Nesse momento as coisas ficam confusas para um garotinho de apenas sete anos, ele sabia que estava acontecendo coisas terríveis, mais a pior parte é não saber em quem confiar. Como ser forte quando tudo é incerto? Como ser corajoso quando as pessoas que devem te proteger não estão próximas quando mais precisamos delas?

"Fui para outro lugar em minha cabeça, para dentro de um livro. Era para onde eu ia sempre que a vida real ficava muito difícil ou muito inflexível."

Ao iniciar a leitura entramos em um mundo totalmente estranho, nosso protagonista, que em momento algum descobrimos seu nome, está passando por momentos dolorosos, mas ao relembrar momentos de sua infância, podemos notar como foi sofrida, como ele mesmo afirma em certo momento da história, ele não era uma criança feliz, ele conhecia momentos de felicidade.

Para compensar sua fatídica vida, os livros eram sua melhor companhia, lá seus sonhos ganhavam vida, as aventuras eram inevitáveis e ele poderia ser qualquer um e ninguém ao mesmo tempo.

A narrativa descomplicada, inocente, feita pelo ponto de vista de uma criança de sete anos nos mostra como fatos podem interferir na construção do caráter de uma pessoa.

Em meio aos acontecimentos fantasiosos encontramos fatos assustadores, e podemos assim ter um encontro com nosso eu de antigamente, impossível fazer a leitura e não se identificar com nossos medos do passado, poder ver com outros olhos fatos que antes tinham outros significados. A fantasia foi o escape encontrado pelo nosso pequeno protagonista para sobreviver a dura realidade em que se encontrava.

Ao chegar às ultimas páginas talvez, assim como eu, você tenha mais perguntas do que respostas. Tenho certeza que ao reler essa obra vou ter outra visão, pois não é uma história para se entender e sim para se sentir.

"Vou dizer uma coisa importante pra você. Os adultos também não se parecem com adultos por dentro. Por fora, são grandes e desatenciosos e sempre sabem o que estão fazendo. Por dentro, eles se parecem com o que sempre foram. Com o que eram quando tinham a sua idade. A verdade é que não existem adultos. Nenhum, no mundo inteirinho."


Atualizado dia 25/05/2016
Caso já tenha lido o livro e queira saber mais sobre minha opinião sobre o mesmo você pode conferir o post "'O Oceano no fim do caminho' - Fantasia ou uma dura realidade?" (Lembrando que o mesmo contém SPOILERS)

3 comentários:

  1. Apesar do grande sucesso ainda não li nada do autor, mas quero ler ;) ótima resenha.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza, obrigada pelo carinho!
      até o momento só li este livro do autor, ele é bem polêmico, ou você ama ou odeia suas obras.

      Excluir
    2. Oi Luiza, obrigada pelo carinho!
      até o momento só li este livro do autor, ele é bem polêmico, ou você ama ou odeia suas obras.

      Excluir

IMPORTANTE

- Não utilize esse espaço para divulgar resenhas e promoções (existe outras maneiras de divulgar seu trabalho), comente e deixe o link do seu blog que irei visitar;

- Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo;

- Se você quer receber a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".


Legenda alternativa