segunda-feira, 8 de junho de 2015

Livro: O descompasso infinito do coração #2





Literatura Brasileira


Autora: Bianca Briones
Editora: Verus
Páginas: 406
Assunto: Romance / New Adult


Clara está acostumada com a zona de conforto que seu casamento lhe proporciona, seus filhos, gêmeos, são responsáveis por sua alegria, tudo parece calmo e tranquilo até o momento que ela descobre que seu marido Maurício está lhe traindo.

Sete anos de um relacionamento que tinha tudo para ser eterno simplesmente se desfaz em segundos, toda insegurança vem à tona, apesar de saber que sua vida acaba de ganhar novo rumo ela não sabe como nem onde juntar forças para recomeçar.

"Quantas vezes o coração aguenta ser partido? Quantas vezes é preciso que ele seja despedaçado para podermos considerar a chance de desistir? Quando é aceitável se resignar e parar de lutar? Quantas vezes é preciso ser forte e enfrentar aquilo que nunca imaginamos passar?"

Bernardo sente muito mais que amor de amigo por Clara, nunca fez questão de esconder esse sentimento, tentar impedir o casamento dela com o Maurício era seu plano, a levaria para casa onde assumiria e criaria seus filhos com todo amor, mas seus amigos e familiares não gostaram muito da ideia, afinal não é prudente impedir um casamento por uma paixonite adolescente.

Pelo último ano ele aceitou a posição de amigo distante, aquele que pouco se pronuncia, com contatos mínimos, mas agora lá está ela sofrendo desesperadamente.

"Clara está partida em pedaços, e é quase imediato: cismo que posso ser a cola."

Mesmo sentindo-se despedaçada, Clara sabe que pode ter esperanças, com a ajuda de seus amigos começa ver a situação por outro prisma, ela precisa ser forte para poder ajudar os filhos nesse momento turbulento.

Bernardo não tinha mais esperanças de um relacionamento com o grande amor de sua vida, ele esperou por muito tempo, mesmo vendo o sofrimento é impossível não se alegrar com a nova oportunidade, dessa vez ele não desistirá, provar que seus sentimentos são puros e verdadeiros tornou-se uma questão de honra.

"Você pode conhecer outros caras pelo mundo, Clara. Pode até tentar ser feliz com eles, mas nunca vai encontrar alguém que te ame mais do que eu. Eu passei por cima de mim mesmo para continuar te amando. Quebrei meus próprios limites."

Seguindo a narrativa da série "Batidas Perdidas" temos capítulos alternando entre o ponto de vista de Clara e Bernardo. Cada capítulo é iniciado com um trecho de música que simplesmente resume todo sentimento contido no mesmo.

A trama, os personagens, as sensações, são tão palpáveis que foi impossível não sentir uma enorme empatia por todo o contexto. 

Um livro extremamente profundo, com medos reais, onde a protagonista sofre tanto com fatos do passado que a impede de viver o presente, sua baixa autoestima é comovente. 

Seria possível uma mulher se anular por não acreditar que merece viver um grande amor? Até que ponto o passado influência negativamente uma vida?

Guardar segredos no relacionamento pode ter sido o principal motivo do fim do casamento de Clara, mas não é motivo para uma vida de sofrimentos, a felicidade muitas vezes está tão próxima que não conseguimos visualizá-la.

Um livro marcante capaz de deixar o leitor com grande conflito de sentimentos, onde torcemos pelo final feliz, sofremos com escolhas erradas, criticamos palavras não ditas porém não conseguimos desgrudar da leitura sem saber o desfecho. Sim mais um para minha lista de favoritos!

"As paixões podem ser levadas pela água da chuva, mas o amor... O amor não vai embora nem com a pior das tempestades."


0 comentários:

Postar um comentário

IMPORTANTE

- Não utilize esse espaço para divulgar resenhas e promoções (existe outras maneiras de divulgar seu trabalho), comente e deixe o link do seu blog que irei visitar;

- Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo;

- Se você quer receber a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".


Legenda alternativa