segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Livro: Aprendendo a viver





Literatura Brasileira

Autora: Illana Lessa
Editora: Bezz
Páginas: 343
Assunto: Romance

Escritora, solitária, muitos diriam antissocial, assim é a vida de Amanda. Ao passar por uma gravíssima falta de inspiração decide mudar-se para uma pequena cidade.

Seu passado, sempre presente, assombrando seus dias e noites, tudo o que ela deseja é ficar em seu canto, sem correr maiores riscos.

Depois de uma noite particularmente ruim, de beber mais do que o necessário, Amanda cai nas águas do lago próximo a sua casa. E assim ela conhece seu único vizinho, e isso não ajudou a acalmar seu coração.

Liam com toda sua confiança, força e beleza resgata sua desajeitada vizinha das águas. Amanda não sabe como lidar com a situação e acaba sendo indelicada com seu salvador.

"No final das contas, entre mortos e feridos, todos estão respirando ainda."

Com a ajuda de sua melhor amiga Meg, Amanda se reaproxima do gentil moço para agradecer. Gradativamente o bombeiro bonitão ganha sua confiança.

Liam por sua vez também é possuidor de monstros do passado que precisaram ser tratados.

Para recomeçar a viver será preciso entender o passado, aceitar que não somos possuidores de todas as verdades, nem que tudo precisa ser um martírio eterno.

"O desejo que sinto por ele vai além do corpo, é como se ele mexesse na minha alma também."

Ao iniciar a leitura não imaginei o quanto a narrativa me prenderia, muito menos o quanto aprenderia com a mesma. O sofrimento da protagonista para com seu passado é algo tão real que torna-se impossível não se identificar com ela. 

Outro ponto marcante na história é a relação entre ela e sua amiga Meg, a forma como uma cuida da outra, a fidelidade e companheirismo mostra que não precisa estar 24 horas ao lado fisicamente para se provar uma amizade, mas o importante é estar nos momentos certos. Que amizade é estar na tristeza e na alegria, e acima de tudo é dar aquele empurrãozinho quando necessário.

Mesmo com toda carga emocional, todos os temas pesados, a autora conseguiu contar de forma leve os dramas dos personagens. A leitura é rápida e fluida.

Um livro de superação, provando que não importa o quanto seu coração está despedaçado, sempre é possível recomeçar, que existe sim pessoas más, cruéis, porém a bondade também existe e para poder receber amor basta se permitir amar.

A edição também foi feita com muito carinho, a diagramação e a capa estão lindíssimas o único problema que encontrei foram alguns erros deixados passar pela revisão, isso não atrapalhou em nada minha experiência com a trama.

"Amanda, posso ouvir as engrenagens da sua cabeça daqui. Pega logo esse vinho, essa torta, as laranjas da fruteira e seja lá mais o quê e vai logo para essa festa."

- Livro obtido em parceria com a Editora Bezz.

- Para saber mais deste e de outros lançamentos visite a página da Editora no Facebook.

Agradeço à Editora pela cortesia e confiança.

2 comentários:

IMPORTANTE

- Não utilize esse espaço para divulgar resenhas e promoções (existe outras maneiras de divulgar seu trabalho), comente e deixe o link do seu blog que irei visitar;

- Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo;

- Se você quer receber a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".


Legenda alternativa