quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Ressaca literária




Sabe aquele momento que tudo que você mais ama (que no caso é ler não comer chocolate, com chocolate isso não acontece) não faz sentido? Você deseja aquele livro a anos, ai quando você compra simplesmente não tem mais vontade de ler? Ou quando você acaba de ler algo realmente muito bom e não sabe como sua vida será sem aquele livro?

Tenho uma péssima notícia meu amigo... Você está com uma grande e horrorosa Ressaca Literária!


Existe alguns motivos básicos para dar início a uma ressaca:

1. Você leu o livro da sua vida, aquele que marcou sua alma, resultado: não consegue achar outra leitura a altura, até tenta começar outros livros mais nada faz sentido, precisa ficar voltando toda hora porque sua atenção fica dispersa.

2. Ler algo realmente muito ruim, uma trama pouco convincente que te deixa desmotivado.

3. Passar por momentos complicados ou problemas de saúde, excesso de trabalho ou até mesmo ter muitos livros para ler.

A Ressaca literária não tem hora para bater em sua porta, muito menos para ir embora, isso pode durar dias ou até meses. O importante é respeitar o momento, forçar não vai resolver.

Quando estou nesses momentos sombrios da minha existência eu recorro a um livro que sei que vai levantar meu astral. Deixo sempre um livro daquela autora que eu gosto sem ler para ter ao que recorrer nesses momentos, ou até mesmo releio algo que amei.


Mudar de gêneros também é uma saída, se tem o costume de ler romance, tenta um livro policial, diversifique, isso ajuda muito a não tornar o habito da leitura algo cansativo.

Em todo caso se você precisa realmente fazer a leitura ou tenha um prazo para realizá-la o jeito é fazer metas, estipule uma quantia de páginas para cada dia, reserve uma hora calma e cumpra sua meta lendo aquelas páginas, fácil não vai ser, porém muitas vezes é necessário.

Por fim, se nada resolveu o jeito é dar tempo ao tempo, assista a um seriado, recorra a um bom filme, sai de casa e tenha certeza que isso vai passar, não desanime.

"Não adianta chorar pelo
leite derramado
livro terminado."

Um comentário:

  1. Estou totalmente nessa fase pelo segundo motivo estou lendo algo que está me desanimando, faz um mes , preciso sair dessa logo

    ResponderExcluir

IMPORTANTE

- Não utilize esse espaço para divulgar resenhas e promoções (existe outras maneiras de divulgar seu trabalho), comente e deixe o link do seu blog que irei visitar;

- Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo;

- Se você quer receber a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".


Legenda alternativa