segunda-feira, 6 de julho de 2015

Livro: Enquanto a chuva caía






Literatura Brasileira

Autora: Christine M.
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Assunto: Romance / Policial

Erik Gouveia não sonha em ser o príncipe encantado prestes a resgatar a linda donzela em apuros, seu tempo é precioso, as atividades ocultas que ele realiza são sempre finalizadas com maestria.

Seu passado está sempre do outro lado da porta, esperando para lhe esfregar na cara seu fracasso, quando ele não foi suficientemente obstinado a encontrar sua namorada, que um dia foi raptada, jamais sendo solucionado o caso.

Em Porto Alegre trabalha supostamente como advogado, mas seu verdadeiro passa tempo é bem diferente, é responsável pela limpeza, está sempre à frente das investigações, a verdade nunca lhe escapa, ele sempre sabe de tudo, resolve aquilo que a justiça não pode.

Porém algo sai errado, ele precisa fugir para outro país, mudar sua rotina até a poeira baixar, uma vida comum longe de adrenalina, fazendo bom uso de seu diploma de direito.

"Foram as minhas escolhas, boas ou não, que criaram o cara que eu sou, e, honestamente, eu gosto um absurdo de mim mesmo."

Marina Muller mora em Nova York, está prestes a assumir a presidência da Holmes & Lewis, uma das mais bem-conceituadas empresas de auditoria do mundo. O império que estará em suas mãos foi construído pelos seus pais, mas infelizmente Josef Holmes não tem mais condições de continuar liderando, o Alzheimer o impossibilitou de trabalhar, sua amada esposa também precisa de tempo para cuidar do marido, restando assim a tarefa para sua filha.

Ela tem consciência que todos estão apostando em seu fracasso, todavia também tem certeza que vai conseguir, ela está pronta para assumir a presidência.

"Não tem jeito: uns três anos se passaram no tempo real, mas eu envelheci bem mais do que isso. Não sou mais menina o suficiente para ser feliz sem motivo."

Marina casou-se cedo, aos vinte anos estava completamente apaixonada, Adam tinha um futuro promissor como médico, mas decidiu se alistar e lutar no Iraque tendo sua vida roubada em um combate, deixando sua jovem esposa.

Desolada, sente que sua vida não tem muito sentido, divide seu tempo em ser a CEO bem-sucedida que seus pais lhe impuseram e passar o resto da tarde no cemitério de Green-Hood, sentada aos pés da árvore onde impensadamente deixou as cinzas de Adam. Até o momento que os portões se fecham e ela precisa voltar para o nada que lhe espera em casa.

"Olhando a vida de longe, ela nem é tão estranha assim. Afinal, todo mundo tem dias difíceis, todo mundo possui um histórico familiar duvidoso e um emprego que suga dois terços da sua existência."

Narrado em primeira pessoa temos capítulos que se alternam entre os pontos de vista dos protagonistas, ambos possuem um passado um tanto quanto misterioso, logo de início fica claro que terão que lutar juntos com seus monstros para ficarem juntos.

O fato de ter uma trama previsível não impede de forma alguma a qualidade da leitura, mas tudo acontece de forma tão lenta nos primeiros capítulos que não consegui criar uma sintonia com os acontecimentos.

Lá pela metade o livro melhora consideravelmente, contudo não foi suficiente para me ganhar, não sei se pelo fato de ter colocado grandes expectativas acabei me decepcionando e não aproveitando a obra.

Ao chegar no desfecho fiquei pensando "é só isso?", fiquei com a impressão de estar faltando algo, aquilo que fez render tantos elogios.

Em suma, um livro repleto de traições, mentiras, leves pitadas de humor, boa narrativa, mas que não foi impactante como esperava. Infelizmente não funcionou para mim.

"Evito pensar demais. Levo a vida adormecendo indagações e consultando a agenda assim que acordo, antes mesmo de me perguntar se estou bem ou se deveria dormir mais um pouco. Não penso, porque pensar só traz perguntas, e eu não aguento mais essa falta de respostas."

"Anote aí: para tudo desabar, basta um segundo transcorrer."

0 comentários:

Postar um comentário

IMPORTANTE

- Não utilize esse espaço para divulgar resenhas e promoções (existe outras maneiras de divulgar seu trabalho), comente e deixe o link do seu blog que irei visitar;

- Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo;

- Se você quer receber a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".


Legenda alternativa