segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Livro: 8 segundos





Literatura Brasileira


Autora: Camila Moreira
Editora: Suma de Letras
Páginas: 280
Assunto: Romance / Young Adults

Pietra é jovem, bonita, rica, fútil, mimada. Determinada a ganhar de seu pai um luxuoso apartamento em Paris ela resolve ceder a chantagem do coroa e viver durante trinta dias na fazenda da família.

Seus primeiros passos ou tropeços pela fazenda Girassol foram observados de perto por um caipira, irritada ela logo colocou ele no devido lugar, dar ordens era tão natural como respirar.

"Por. Acaso. Você. Entende. Português? - Falei cada palavra pausadamente. Esses caipiras não estão acostumados com a civilização, então talvez ele estivesse com medo de mim. Com uma das mão ele levantou a aba do chapéu e me olhou. Santa promoção! Que olhos eram aqueles? O azul mais límpido que já tinha visto na vida."

Lucas Ranger, peão, pegador oficial da pacata cidade do interior, agora também o principal motivo de Pietra sonhar acordada. Ela não esperava que o grosseirão de olhos azuis era nada menos que o veterinário local.

"Lucas é bruto, rústico e sistemático."

Entre alfinetadas, atitudes um pouco maldosas, muita implicância, o interesse se transforma em paixão. Mas não é fácil domar essa Patricinha.

Porém nem tudo são rosas na vida do casal, o romance está fadado ao fracasso, o destino conspira contra eles, resta agora Lucas encarar os problemas para tomar uma decisão sábia, mesmo acostumado a viver intensamente por 8 segundos ele precisará decidir e talvez isso leve bem mais tempo do que deveria.

"Nunca havia me preocupado tanto com o bem-estar de uma pessoa. Lucas entrou em minha vida abalando todas as minhas certezas. Ele quebrou a casca que me envolvia e entrou sem pedir permissão. Me conquistou completamente com a sua personalidade forte e o seu jeito turrão."

Narrada pelo ponto de vista dos protagonistas, podemos acompanhar a história por dois focos diferentes, não sei se isso me agrada ou não, pois gosto de saber o que cada um pensou durante as cenas, mas as vezes rever os mesmos fatos (no mesmo livro) fica cansativo.

Personagens secundários como a Mari e o Pedro (prima/irmã e melhor amigo de Lucas) ganharam meu carinho durante a trama, são fortes, decididos e amigos fiéis.

A escrita é dinâmica tornando a leitura fluída, um livro cheio de humor nas primeiras páginas mas que ganha um tom mais sério, abordando temas complexos.

Em relação ao vocabulário utilizado, já deixo bem claro que nosso peão não tem papas na língua, palavras de baixo calão e cenas picantes não vão faltar durante a leitura, cabe a você decidir se esse tipo de leitura lhe agrada ou não.

Romance, superação, amizade, lealdade podem ser encontrados durante a narrativa, que apesar de ser clichê serviu para seu propósito.

"Essa é a nossa história, não é a mais linda nem a mais perfeita, mas cada palavra e cada detalhe foram verdadeiros. Desde os primeiros 'caipira idiota' e 'patricinha mimada' até o 'eu te amo'." 

"Nunca provoque um peão: ele só precisa de oito segundos para te enlouquecer."

0 comentários:

Postar um comentário

IMPORTANTE

- Não utilize esse espaço para divulgar resenhas e promoções (existe outras maneiras de divulgar seu trabalho), comente e deixe o link do seu blog que irei visitar;

- Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo;

- Se você quer receber a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".


Legenda alternativa