segunda-feira, 20 de junho de 2016

Livro: Sasha, o fenômeno





Literatura Brasileira

Autor: Ariel Ganassim
Editora: Fragmentos
Páginas: 178
Assunto: Distopia


O mundo após a terceira guerra mundial sofreu grandes mudanças, a nova religião é o Teotecnismo, onde as pessoas responsáveis por determinada área recebem o nome de deuses, como Apolo o deus da saúde mental, física e espiritual.

As pessoas foram divididas, existe a cidade de pedra onde não é permitido a exposição, famílias vivem de forma simples sem exibicionismo, sua religião é o catolicismo.

Existe também a cidade de vidro, onde tudo é exposto, privacidade não existe, as pessoas podem ser observadas a todo momento, câmeras garantem que nada seja feito ou falado sem que o conteúdo se transforme de domínio publico.  

"O século que se esqueceu de Deus, assim ficou conhecido o meu tempo. A descoberta de vida extraterrestre no oceano de Gael mudou os rumos da fé. As pessoas queriam transcender o humano. Com as plantas encontradas fora do sistema solar, passaram a tratar os cabelos em azul ou branco florescente, como um lembrete da nova esperança. Um espírito agnóstico imperou."

Zoe é uma jovem de dezoito anos moradora da cidade de pedra, seu sonho vai além da compreensão de seus pais, ela quer viver em meio ao luxo da cidade de vidro. Para iniciar seu sonho a prostituição é o primeiro passo, até que ela conhece Reno, uma estrela pornô surdocega, que alavanca a vida das pessoas.

Uma vez por ano é selecionada uma pessoa para ser a estrela pornô mais requisitada entre os moradores da cidade de vidro. Ao embarcar nessa nova fase de sua vida, Zoe conhece Sasha o filho de um cientista renomado. Logo no início do relacionamento ele vem entre lágrimas pedir ajuda à Zoe, pessoas por todo lado começam a sonhar com o jovem.

Entre sonhos proféticos a população quer entender como isso está ocorrendo, Sasha passa a ser o alvo, a caçada começa e a vida dele nunca mais será tranquila.

"Na época, a pornografia já estava consagrada pelo teotecnismo entre os intelectuais, contando com a presença de figuras célebres nos grandes lançamentos."

Com uma narrativa dinâmica, entramos de forma abrupta na nova realidade vivenciada pelos humanos. Cabelos em cores vibrantes, religião nova, sem contar com a falta de privacidade.

O livro tem um apelo para a forma que está caminhando o desenvolvimento, onde a vida passa a ser um grande Reality Show, onde todas suas ações e palavras são monitoradas.

Outro fato que me fez refletir é a forma que a religião é imposta, vivemos isso e não nos damos conta, deixamos nossos filhos sem opções forçamos uma religião desde que eles nascem e esquecemos que Deus é amor.

Uma história distópica que te faz pensar no agora, no quanto ainda temos que aprender, tanto com nossos erros como com os erros dos que estão próximo, parar de julgar as pessoas pelas suas cresças, acima de tudo amar uns aos outros.

4 comentários:

  1. Gostei da forma que conduziu a resenha, parabéns..
    ainda não conhecia o livro e fiquei bem curiosa, rsrs..
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Flávia.
      Se tiver oportunidade de pesquisar mais sobre o livro pesquise
      Beijos

      Excluir
  2. Oi!
    Caraca, fiquei bem interessado. Com certeza é um livro que contém algumas críticas. Vou querer ler com certeza, gosto muito de livros que mexem com a sociedade e dão um certo tapa na cara para a gente acordar sabe? hahaha'
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor, pois é, o livro me colocou para pensar, é bom fazer esse tipo de leitura, concordo com você!
      Abraço

      Excluir

IMPORTANTE

- Não utilize esse espaço para divulgar resenhas e promoções (existe outras maneiras de divulgar seu trabalho), comente e deixe o link do seu blog que irei visitar;

- Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo;

- Se você quer receber a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".


Legenda alternativa